LINHA CAMPO/FAZENDA

Linha Irrigação – NBR 14312

Produto desenvolvido para irrigação agrícola em linhas fixas enterradas ou parcialmente expostas para sistema de irrigação localizada (gotejamento ou micro aspersão) e para sistemas de irrigação por aspersão convencional do tipo semi-fixo.

É fabricado de acordo com Norma ABNT NBR 14312, nas classes de pressão PN 40 – 4,0 Kgf/cm² e PN 80 – 8,0 Kgf/cm².

DE = Diâmetro Externo / E   = Espessura de parede / C = 6 metros

A linha Irrigação é fabricada na cor azul e utilizada nas linhas principais e nos ramais de sistemas.

Composto de PVC com resistência UV (resiste a produtos químicos utilizados em fertilização e aos solos contaminados).

Linha Irrigação – PN 40 – NBR 14312

Linha Irrigação – PN 80 – NBR 14312

Dicas para Instalação

1. Limpar com pano úmido as faces internas das conexões, bem como as extremidades das barras de tubo, retirando poeira e eventuais sujeiras existentes, como óleos, graxas etc.

2. Com uma lixa d’água, lixar as superfícies internas das bolsas das conexões e as pontas dos tubos, de modo a tirar o brilho azul. A aparência depois da lixa deve ser esbranquiçada e uniforme, sem ranhuras.

3. Em seguida, deve-se proceder a limpeza das superfícies lixadas com a uma solução limpadora, de modo a eliminar totalmente as impurezas, gorduras e rebarbas, em uma operação que se chama “decapagem química.”.

4. Sobre as superfícies preparadas para a colagem (ponta e bolsa), deve-se espalhar com cuidado uma camada o mais uniforme possível do adesivo (cola de PVC). A operação pode ser feita com o auxílio de um pincel ou do próprio bico da bisnaga da cola.

5. Imediatamente, procede-se à junção da ponta do tubo com a bolsa da conexão, em um movimento firme e contínuo, até encontrar resistência. O próprio adesivo serve de lubrificante e permite a introdução do tubo na bolsa, o que seria muito difícil sem qualquer lubrificação.

6. Não torça ou rosqueie o tubo após penetrar na bolsa, pois a solda é instantânea.

ATENÇÃO: O processo de colagem dos tubos utilizando o adesivo (cola de PVC) ocorre por meio de uma reação química que funde as duas superfícies em contato, transformando-as em um único material.
Por isso, uma vez realizada a soldagem das peças, elas se tornam uma só e não é possível reverter o processo (descolar).

Por se tratar de uma reação química, deve-se evitar o excesso de adesivo (cola de PVC) na realização da solda. O excesso de adesivo pode ocasionar um desgaste desnecessário das paredes do tubo, podendo vir a apresentar vazamentos e até estourar nesses pontos.